Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Avaliação do Uso de Cateter Urinário e Fatores Relacionados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Abstract

Estudo quantitativo transversal para se verificar a prevalência de cateterização urinária bem como caracterizar os recém-nascidos (RNs) internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e que necessitam desse procedimento . Foram avaliados prontuários de 128 RNs admitidos entre janeiro de 2008 e dezembro de 2010 na UTI Neonatal de um hospital do Distrito Federal especializado em parto de alto risco. Os dados coletados foram analisados por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 11.5 for Windows®. Foi utilizado o teste do χ 2 de Mantel-Haenszel, com intervalo de confiança de 95%, e o teste t de Student, sendo considerados valores significantes p<0,05. Foi encontrada prevalência de uso de cateter urinário de 15,6%. O principal motivo para a indicação do cateter foi a oligúria, com o objetivo de controle do débito urinário. Cateteres urinários em UTI Neonatal estão associados à maior morbidade relacionada a um maior risco para sepse e óbito.
PDF (Português (Brasil))

Author Biography

Joyce Silva dos Santos

Enfermeira na Unidade Neonatal do Hospital das Forças Armadas (HFA). Aluna do Curso de Especialização Enfermagem em Estomaterapia da Universidade de Brasília (UnB). Endereço para correspondência: Setor de Habitações Individuais Norte (SHIN), Centro de Atividades (CA) 05, Bloco C3, Edifício Firenze, apto. 312 – CEP: 71503505 – Lago Norte – Brasília (DF), Brasil – E-mail: jsd.enf@gmail.com

Ivone Kamada

Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da UnB – Brasília (DF), Brasil. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo (SP), Brasil.

Pedro Sadi

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da UnB – Brasília (DF), Brasil. Doutor em Ciências da Saúde pela UnB – Brasília, DF. Pós-doutor pela University College of London – Londres, Reino Unido.

Cristine Alves Costa de Jesus

Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da UnB – Brasília (DF), Brasil. Doutora em Enfermagem Fundamental pela USP – São Paulo (SP), Brasil. Membro da American Nursing Diagnosis Association (NANDA- I) – Kaukauna (WI), Estados Unidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>