Úlceras Por Pressão em Neonatos Internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Série de Casos

Authors

  • Talita Faraj Faria Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília (DF), Brasil.
  • Ivone Kamada Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UnB – Brasília (DF), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201700020008

Keywords:

Úlcera por pressão, Recém-nascido, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Estomaterapia

Abstract

O objetivo deste estudo foi descrever a ocorrência de úlceras por pressão em recém-nascidos internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital público de Brasília, Distrito Federal, Brasil. Trata-se de um estudo exploratório de caráter descritivo, do tipo série de casos, realizado de setembro a dezembro de 2014. Foram avaliados seis recém-nascidos que desenvolveram úlcera por pressão durante seu período de internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Em quatro neonatos, as úlceras estiveram associadas ao uso do Continue Positive Airway Pressure (CPAP), causando lesões no septo nasal, e em dois neonatos, ao posicionamento deles em sua acomodação, ocasionando lesões na região occipital. É fundamental que os enfermeiros identifi quem os riscos para o surgimento de úlceras por pressão e elaborem e/ou utilizem escalas para predição de risco, visando à melhora da qualidade da assistência e reduzindo as complicações decorrentes deste tipo de lesão, o tempo de hospitalização, a mortalidade e os custos para o tratamento.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Talita Faraj Faria, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília (DF), Brasil.

Endereço para correspondência: Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro – CEP: 70910-900 – Asa Norte – Brasília (DF), Brasil

Published

2017-05-04

How to Cite

1.
Faraj Faria T, Kamada I. Úlceras Por Pressão em Neonatos Internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Série de Casos. ESTIMA [Internet]. 2017 May 4 [cited 2022 May 17];15(2). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/487

Issue

Section

Case report

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>