Resumo de Dissertação 1

Authors

  • Roberta Fortes Santiago Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Enfermeira ambulatorial da Fundação Municipal de Saúde - Teresina, PI.
  • Maria Helena Barros Araújo Luz Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí - Teresina. (Orientadora)

Abstract

Saberes e Práticas de Cuidadores de Idosos Acamados sobre Úlcera por Pressão


Introdução: As úlceras por pressão representam uma preocupação constante dos profissionais de saúde que prestam assistência direta aos pacientes acamados, especialmente aos idosos, pelo fato do avanço da idade ser um dos mais importantes fatores relacionados à fisiopatogênese dessas lesões. Diante da transição demográfica e epidemiológica em que se observa o aumento de idosos acamados no domicílio, passam a ter destaque seus cuidadores, os quais precisam de orientações, principalmente dos (as) enfermeiros (as), para que possam aprender e implementar medidas para prevenir e/ou tratar a úlcera por pressão (UPP) e assim desenvolver um cuidado com qualidade, livre de danos e complicações. Objetivos:Teve como objetivos descrever os saberes e práticas expressos pelos cuidadores de idosos acamados sobre a prevenção e tratamento da UPP e analisar esses saberes e práticas à luz do referencial teórico de Paulo Freire. Método: Estudo com abordagem qualitativa, cujos sujeitos foram cuidadores de idosos acamados e o cenário da investigação foi o domicílio dos idosos acamados. A obtenção dos dados ocorreu por meio da entrevista, complementados pela observação participante e o exame físico do idoso, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob o parecer de nº 0179.0.045.000-09. Resultados: Os depoimentos dos 16 participantes foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin, da qual emergiram 3 categorias: Saberes dos cuidadores de idosos acamados sobre UPP; Práticas dos cuidadores de idosos acamados na prevenção e tratamento de UPP; e Recursos de suporte na implementação do cuidado. A discussão foi mediada pelos conceitos de conscientização, práxis, diálogo, saber de experiência feito e cultura Resumo de Dissertação da Pedagogia Problematizadora e Libertadora Freireana. Foi possível evidenciar que os saberes dos cuidadores sobre a UPP são restritos e influenciados pelas condições e cirscustâncias da história de vida e experiências de cada um, vale ressaltar que os cuidadores que não tiveram vivência de cuidados ou experiências com estas lesões demonstraram mais dúvidas e inseguranças. Identificou-se o uso de várias medidas na prevenção e tratamento da UPP, as quais sofrem influência do meio sócio-cultural em que os cuidadores estão inseridos, sendo muitas vezes adotadas medidas contra-indicadas. Ficou evidente que o principal suporte informal de que os cuidadores dispõem é a família, e que o suporte formal é representado pelos profissionais da Saúde da Família, os quais enfocam ações voltadas para a patologia em detrimento das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, por isso os cuidadores evidenciaram necessidade de orientação quanto à UPP.Considerações finais: Os cuidadores possuem saberes empíricos oriundos do senso comum com pouca influência dos profissionais de saúde na sua construção, pois estes quando realizam atividades de Educação em Saúde as fazem de maneira descontextualizada, autoritária e prescritiva, o que resulta em práticas inadequadas de prevenção e tratamento da UPP executadas pelos cuidadores. Assim, foi possível reconhecer a necessidade da realização de práticas educativas construtivas e transformadoras, que problematizem a realidade e busquem a aproximação e adequação dos conhecimentos que os cuidadores já possuem com o conhecimento científico de modo compreensível, para que possa haver a conscientização e reflexão crítica acerca do cuidado efetivo do idoso acamado para a prevenção/tratamento da UPP.

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Published

2011-06-01

How to Cite

1.
Santiago RF, Luz MHBA. Resumo de Dissertação 1. ESTIMA [Internet]. 2011 Jun. 1 [cited 2021 May 12];9(2). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/296

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