Resumo de Dissertação

Authors

  • Maria Gabriela Secco Cavicchioli Enfermeira estomaterapeuta. Hospital Oswaldo Cruz, São Paulo.
  • Monica Antar Gamba Professor Doutor. Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Abstract

Educação em Diabetes: capacidade e ação para o autocuidado


Introdução: Existem, no mundo, cerca de 240 milhões de pessoas com diabetes mellitus (DM). A educação em diabetes tem sido vista como um dos principais pilares do tratamento. Objetivo:Identificar a capacidade (conhecimento) e a ação para o autocuidado em diabetes por meio da aplicação de uma escala antes e após uma intervenção educativa e relacionar esta com os sete comportamentos para a educação em diabetes. Método: trata-se de um estudo correlacional com intervenção educativa. Foi realizado um Programa de educação em diabetes (PED) por 12 meses com 41 pessoas do sistema privado de saúde e aplicada a Escala para Avaliar as Capacidades de Autocuidado da Pessoa Portadora de Diabetes (ECAD) e a Escala para Avaliar as Ações de Autocuidado da Pessoa Portadora de Diabetes (EAAD) no início e final do programa. Resultados: Verificou-se melhora estatisticamente significativa dos valores de hemoglobina glicada, variabilidade glicêmica e variação diastólica da pressão arterial. Não houve melhora significativa no perfil lipídico e na composição corporal dos indivíduos. Em relação às escalas, verificou-se uma melhora significativa na comparação inicial e final dos escores da EAAD e ECAD. No período igual ou superior a cinco anos de diagnóstico, as capacidades foram superiores às ações para o autocuidado, tanto na fase inicial como na final do programa. Em relação aos sete comportamentos, verificou-se que o item enfrentamento saudável não foi contemplado na escala e que os outros, apesar de presentes, necessitariam ser mais amplos. Conclusão: Programas de educação são essenciais para a capacitação da pessoa com diabetes para manejar a sua doença. Acredita-se que, apesar da ECAD e EAAD terem apresentado diferença estatisticamente significativa entre as duas etapas do programa, estas não contemplam todas as ações necessárias para o controle do DM e a prevenção de complicações agudas e crônicas.

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Published

2011-03-01

How to Cite

1.
Cavicchioli MGS, Gamba MA. Resumo de Dissertação. ESTIMA [Internet]. 2011Mar.1 [cited 2021Mar.7];9(1). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/290

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