Resumo Tese

Authors

  • Regina Ribeiro Cunha Enfermeira ET. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Hospitalar da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pará, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde – EDEN. Santa Catarina, Brasil.
  • Vania Marli Schubet Backes Doutora em Enfermagem. Professor Associado I do Departamento de Enfermagem e do PEN/UFSC. Santa Catarina, Brasil. Pesquisadora do CNPq, Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde-EDEN. Santa Catarina, Brasil.
  • Ivonete Teresinha S. Buss Heidemann Doutora em Saúde Pública. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem e do PEN/UFSC. Santa Catarina, Brasil. Membro do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Promoção da Saúde e Enfermagem-NEPEPS. Santa Catarina, Brasil.

Abstract

Educação Libertadora como Possibilidade de Empowerment de Pessoas Estomizadas: Desafio ao Cuidado de Enfermagem


O estudo teve como objetivo promover, por meio da vivência em círculos dialógicos de educação libertadora, o desenvolvimento doempoderamento (empowerment) da pessoa estomizada. Trata-se de uma pesquisa de educação em saúde desenvolvida a partir do referencial teórico e metodológico do educador Paulo Freire. O itinerário de pesquisa freireano, adaptado por Saupe (1999), foi relevante à medida que possibilitou a investigação participativa transformadora com interface no processo do empoderamento (empowerment) dos participantes visando a transformações na assistência à saúde dessa população. A trajetória do estudo se desenvolveu no interior de sete círculos dialógicos, em encontros consecutivos com pessoas estomizadas no período de abril de 2009 a fevereiro de 2010. O contexto empírico da pesquisa localizase no município de Belém, Estado do Pará. Foi constituído de três momentos dialéticos e interdisciplinarmente entrelaçados: Investigação dos Temas Geradores, Codificação e Descodificação e Desvelamento Crítico. Emergiram 12 temas geradores. Após agrupamento, cinco temas foram validados por relevância pelos sujeitos do estudo: 1) discordância entre o serviço público e o privado; 2) baixa resolutividade dos serviços de saúde; 3) deficiente qualificação dos profissionais de saúde; 4) deficiente orientação peri-operatória e 5) Associação dos Ostomizados do Pará é desconhecida, sem visibilidade social. Na fase da Codificação e Descodificação, os temas mais problematizados foram: 1) deficiente qualificação dos profissionais de saúde e 2) Associação dos Ostomizados do Pará é desconhecida, sem visibilidade social. Na fase do Desvelamento Crítico, esses dois temas foram priorizados, desvelando a necessidade de implantação de um Programa de Educação Permanente na Atenção à pessoa estomizada e divulgação da entidade por meio da imprensa e legislativo municipal e estadual. Concluindo o estudo, as pessoas estomizadas conseguiram refletir sobre sua realidade, apreendendo a importância de seu papel social por meio de círculos dialógicos. A educação libertadora constitui uma das possibilidades de empoderamento (empowerment) individual e coletivo revelando o início de um processo de transformação. Descritores: Enfermagem; Educação em Saúde; Estomia; Empoderamento; Alfabetização em Saúde; Promoção da Saúde; Pesquisa em Enfermagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-12-01

How to Cite

1.
Cunha RR, Backes VMS, Heidemann ITSB. Resumo Tese. ESTIMA [Internet]. 2010 Dec. 1 [cited 2024 Apr. 23];8(4). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/286

Issue

Section

Article

Most read articles by the same author(s)