Aspectos Emocionais do Indivíduo no Enfrentamento da Condição de Estomizado

Autores

  • Rômulo Mágnus de Castro Sena Doutorando em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professor do Curso de Enfermagem na Universidade do Rio Grande do Norte (UERN) – Pau dos Ferros (RN), Brasil. Endereço para correspondência: Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, Departamento de Enfermagem, BR 405, KM 3, Arizona – CEP: 599000-000 – Pau dos Ferros (RN), Brasil – E-mail: biomagnus@hotmail.com
  • Ellany Gurgel Cosme do Nascimento Doutora em Ciências de Saúde pela UFRN; Professora do Curso de Enfermagem da UERN – Pau dos Ferros (RN), Brasil.
  • Welyton Paraíba da Silva Sousa Doutorando em Psicologia pela (UFRN) – Natal (RN), Brasil.
  • Maria Aurelina Machado de Oliveira Doutoranda em Psicologia na UFRN; Professora-Assistente I na Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Teresina (PI), Brasil.
  • Eulália Maria Chaves Maia Professora Titular do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e Ciências da Saúde da UFRN – Natal (RN), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201700010007

Palavras-chave:

Estomia. Emoções. Revisão.

Resumo

Objetivo: Evidenciar como a literatura especializada e atualizada na área da saúde aborda os aspectos emocionais vivenciados pelo indivíduo em seu processo de enfrentamento da condição de estomizado. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A questão de pesquisa foi: quais os impactos emocionais gerados pela presença de uma estomia na vida do sujeito? A busca bibliográfica foi realizada nos portais Scopus e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), em que foram consultadas as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Foram utilizados os descritores “estomia” e “emoções”, de janeiro de 2010 a dezembro de 2014. Resultados: O levantamento nas bases de dados resultou em seis artigos selecionados. A discussão seguiu estruturada de acordo com os núcleos de sentido presentes na sequência de apresentação dos objetivos, dos resultados e das conclusões; enfatizando os aspectos do enfrentamento de maior representatividade e fundamentada nos próprios textos. Conclusões: O processo de enfrentamento da estomização é um evento complexo na vida do sujeito, uma vez que é vivenciado de diferentes formas conforme o período de adaptação em que a pessoa se encontra. Portanto, as preocupações no pós-cirúrgico são diferentes daquelas relacionadas à alta e ao autocuidado no domicílio, bem como daquelas a longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

1.
Sena RM de C, do Nascimento EGC, Sousa WP da S, de Oliveira MAM, Maia EMC. Aspectos Emocionais do Indivíduo no Enfrentamento da Condição de Estomizado. ESTIMA [Internet]. 13º de janeiro de 2017 [citado 11º de maio de 2024];15(1). Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/450

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.