Potencialidades e fragilidades interprofissionais na atenção às pessoas com estomias: estudo de método misto
Resumo
Objetivo: Analisar as atividades de uma equipe da Atenção Secundária especializada no atendimento a pessoas com estomias de eliminação, interpretando os distanciamentos e as aproximações com a interprofissionalidade. Método: Estudo de método misto em um serviço para pessoas com estomias do Norte do Brasil, com 16 profissionais. A etapa qualitativa descritiva foi pautada nos fatos sociais, de Émile Durkheim, em entrevista semiestruturada e em notas de campo com análise temática reflexiva. A etapa quantitativa empregou Inquérito por Questionário elaborado por especialistas e análise percentual descritiva. Resultados: Descreveram-se 31 atividades com baixa expressividade, das que estimulam a interprofissionalidade, como acolhimento, verificação da dinâmica familiar, educação na sala de espera, busca ativa de cadastros de usuários vulneráveis, agendamento de retorno ao serviço social, verificação da dinâmica familiar e abordagem sobre os direitos. Construíram-se dois temas: (1) Aspectos operacionais da (procura pela) interprofissionalidade: cadastro, gestão, busca ativa e encaminhamentos; e (2) Adquirir autonomia para a reinserção social e o afastamento do autocuidado: elementos colaborativos no caminhar do início ao “reinício”. Conclusão: A interprofissionalidade é um modelo de trabalho distante, contudo, práticas colaborativas vêm sendo esboçadas nos encaminhamentos. É premente o enfoque na interseccionalidade e na intersetorialidade para buscar a reinserção social dos usuários.
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