Construção e validação de uma tecnologia educativa para prevenção e tratamento de lesão por pressão

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Resumo

Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educativa para pacientes, familiares e cuidadores sobre prevenção e tratamento de lesão por pressão. Método: Estudo metodológico desenvolvido em três etapas: 1) revisão integrativa, que subsidiou o conteúdo da tecnologia; 2) construção de uma tecnologia educativa do tipo website; e 3) validação do conteúdo com especialistas (conteúdo e tecnologia). Para a revisão integrativa, a pesquisa foi realizada nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde, do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do Scientific Eletronic Library Online. Foram incluídos artigos publicados no período de 2015 a 2019. Os especialistas para a avaliação de conteúdo foram selecionados por conveniência. A validação ocorreu por meio do Índice de Validação de Conteúdo. Resultados: Na revisão integrativa, foram selecionados dez artigos e um guideline. Da análise, emergiram duas categorias: prevenção de lesão por pressão e tratamento nutricional, as quais respaldaram a construção da tecnologia educativa intitulada “PreventPele”. Da análise da literatura, ainda surgiram abas de conhecimento para cuidados, escala de medição, assim como produtos e tecnologia para o tratamento. A validação de conteúdo foi realizada por 12 juízes, com concordância de 95,2%, e Índice de Validade de Conteúdo Geral 1. Conclusão: Este estudo construiu um website sobre prevenção de lesão por pressão destinado a pacientes, familiares e cuidadores, o qual fornece acesso aberto a informações validadas, atualizadas e de qualidade.

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Referências

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Publicado

2025-09-29

Como Citar

1.
Leites E, Silva PP da, Pavinatto L, Moraes JT, Carvalho SM, Leal SMC. Construção e validação de uma tecnologia educativa para prevenção e tratamento de lesão por pressão . ESTIMA [Internet]. 29º de setembro de 2025 [citado 2º de outubro de 2025];23. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/1561

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