Pessoas Idosas e Vulnerabilidade para Feridas Vasculogênicas: Marcadores para o Cuidado e o Envelhecimento Ativo

Autores

  • Nathália Alvarenga Martins Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora (MG), Brasil.
  • Helena Megumi Sonobe Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto (SP), Brasil.
  • Cristina Arreguy Sena Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora (MG), Brasil.
  • Luciene Muniz Braga Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa – Viçosa (MG), Brasil.
  • Luana Mendes de Souza Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais – Juiz de Fora (MG), Brasil.

Palavras-chave:

Estomaterapia, Enfermagem, Úlcera da Perna, Envelhecimento

Resumo

Pesquisa tipo convergente assistencial que objetivou analisar a vulnerabilidade de pessoas com 65 anos ou mais para ocorrência de feridas vasculogênicas a partir de parâmetros clínicos não invasivos, na busca por marcadores para subsidiar o cuidado e o processo de envelhecimento ativo e reunir evidências para estabelecer recomendações terapêuticas coerentes com as vulnerabilidades identificadas, com uniformização de terminologias para prescrição e avaliação de intervenções de enfermagem. Investigação realizada numa Unidade de Atenção Primária à Saúde do interior de Minas Gerais. Amostra
por conglomerado. Foram atendidos os requisitos éticos e legais para pesquisa envolvendo seres humanos. Participaram 70 pessoas com mais de 65 anos de idade, residentes na área de abrangência de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, sendo identificado risco para úlceras vasculogênicas em 41,1% dos participantes. Foram propostas intervenções segundo Nursing Intervention Classification (NIC) e avaliação dos resultados segundo Nursing Outcome Classification (NOC).
A magnitude da vulnerabilidade à ocorrência de doença arterial obstrutiva periférica alerta para uma lacuna na abordagem preventiva de lesões vasculogênicas, tendo em vista que não houve procura por serviços de saúde para este fim ou aproveitamento das oportunidades de consultas com outras finalidades para que intervenções preventivas fossem realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

1.
Martins NA, Sonobe HM, Sena CA, Braga LM, Souza LM de. Pessoas Idosas e Vulnerabilidade para Feridas Vasculogênicas: Marcadores para o Cuidado e o Envelhecimento Ativo. ESTIMA [Internet]. 24º de outubro de 2016 [citado 18º de maio de 2024];14(3). Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/407

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.