Resumo de Dissertação 2

Authors

  • Léa Dolores Reganhan de Oliveira Profa. Ms. da disciplina Saúde da Mulher da Faculdade Anhanguera Educacional de Campinas - Unidade III.
  • Maria Helena Baena de Moraes Lopes Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da FCM – UNICAMP. Pós-graduanda em Estomaterapia – UNICAMP.

Abstract

Tradução e Validação para o Português do Gaudenz-Fragebogen Usado no Diagnóstico da Incontinência Urinária FemininaEste estudo teve por objetivos disponibilizar em língua portuguesa o Gaudenz-Fragebogen por meio do processo de adaptação cultural e verificação da confiabilidade e validade. Para garantir a equivalência entre a versão original e a brasileira foram seguidas as etapas metodológicas recomendadas pela literatura internacional para adaptação cultural: tradução inicial, síntese das traduções, retrotradução, avaliação pelo comitê de especialistas e aplicação do pré-teste. Para determinar o perfil das participantes foi utilizado um instrumento específico desenvolvido pela autora. OGaudenz-Fragebogen e o questionário específico foram empregues em uma amostra composta por 168 mulheres com incontinência urinária. Para a verificação da confiabilidade foi aplicado o teste-reteste em 60 dessas mulheres e para a avaliação da validade de critério concorrente foram selecionadas 78 mulheres com incontinência urinária de esforço e 38 com de urgência, tendo sido considerado como padrão-ouro do estudo – a avaliação urodinâmica. A adaptação do instrumento para a cultura brasileira foi realizada com sucesso, o emprego de uma metodologia criteriosamente definida respaldou e promoveu a obtenção de uma versão em português fiel à original em alemão. Em campo, o instrumento demonstrou ser de fácil compreensão e foi confirmado quanto à sua funcionalidade. Foram identificadas mulheres com idade entre 21 e 87 anos, com baixos níveis de escolaridade e de recursos financeiros, sendo que 103 delas Resumo de Dissertação encontravam-se no período de pós-menopausa; a maioria (88,7%) durante a fase reprodutiva vivenciou o parto vaginal, e 89% de comorbidades estavam presentes entre as participantes. O instrumento adaptado demonstrou alta confiabilidade mediante estabilidade comprovada por meio do testereteste, expressa pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI = 0,99). Referente à avaliação da validade de critério concorrente o Gaudenz- Fragebogen, de acordo com o ponto de corte de seus dois escores, não foi capaz de discriminar adequadamente o tipo de incontinência urinária e apresentou baixa sensibilidade para os escores de estresse (9,0%) e de urgência (44,7%). Conclui-se que o processo de adaptação cultural do instrumento sucedeu de maneira criteriosa e a contento. A amostra selecionada e estudada demonstrou um perfil condizente àqueles apresentados em outros estudos acerca da incontinência urinária feminina. O Gaudenz- Fragebogen demonstrou ser uma ferramenta aceitável, prática e confiável, porém, sua validade foi considerada insatisfatória em meio à cultura brasileira.Palavras-chave: incontinência urinária, questionários, diagnóstico diferencial e saúde da mulher.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-06-01

How to Cite

1.
Oliveira LDR de, Lopes MHB de M. Resumo de Dissertação 2. ESTIMA [Internet]. 2011 Jun. 1 [cited 2024 Apr. 20];9(2). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/297

Issue

Section

Article

Most read articles by the same author(s)