Knowledge, perceptions and care needs of preoperative surgery for the realization of intestinal ostomy

Autores

Palavras-chave:

Estomia, Autocuidado, Cuidados de Enfermagem, Estomaterapia.

Resumo

Objetivo: conhecer as percepções e necessidades de cuidado de pacientes sobre estomia intestinal no período pré-operatório. Método: pesquisa qualitativa exploratório-descritiva realizada em unidade de internação cirúrgica de um hospital no sul do Brasil, com sete pacientes internados em pré-operatório de cirurgia intestinal. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise temática de conteúdo de Minayo. Da análise dos dados emergiram três categorias temáticas: conhecimento pré-operatório sobre estomia intestinal; percepções e expectativas sobre estomia intestinal e necessidades de cuidado com estomia intestinal. Resultados: Os participantes mostraram desconhecimento sobre estomia intestinal e trouxeram esta possibilidade como algo negativo, acarretando em modificações de hábitos de vida, com poucas informações sobre os cuidados e autocuidado com estoma intestinal. Conclusão: Evidencia-se a necessidade do fornecimento de informações no pré-operatório para melhor aceitação e fortalecimento do autocuidado do paciente no período pós-operatório apontando o enfermeiro como profissional essencial neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Xavier Morais, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital Polydoro Ernani de São Thiago, Universidade Federal de Santa Catarina. Enfermeira do Centro Cirúrgico do Hospital Baía Sul, Florianópolis, SC, Brasil.

Juliana Balbinot Reis Girondi, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem, do Programa de Pós- Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina  da Universidade Federal de Santa Catarina.  Faimer Fellow 2015. Membro do Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem, Cuidado em Saúde a Pessoas Idosas (GESPI/NFR/PEN/UFSC) e do Laboratório de Pesquisa e Tecnologias para o Cuidado de Saúde no Ambiente Médico-Cirúrgico da UFSC. Membro do Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada (GAO/UFSC). Florianópolis, SC, Brasil.

Lúcia Nazareth Amante, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem, do Programa de Pós- Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina  da Universidade Federal de Santa Catarina.  Vice-coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina  da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório de Pesquisa e Tecnologias para o Cuidado de Saúde no Ambiente Médico-Cirúrgico da UFSC e do Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada (GAO/UFSC). Florianópolis, SC, Brasil.

Luciara Fabiane Sebold, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem, do Programa de Pós- Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina.  Coordenadora Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital Polydoro Ernani de São Thiago, Universidade Federal de Santa Catarina. Vice- Líder do Laboratório de Pesquisa e Tecnologias para o Cuidado de Saúde no Ambiente Médico-Cirúrgico da UFSC e Membro do Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada (GAO/UFSC). Florianópolis, SC, Brasil.

Amanda de Souza Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica de Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos sobre Cuidado Integral das Pessoas Idosas (GESPI/UFSC). Presidente da Liga Acadêmica de Cuidado à Pessoa com Estomias e Feridas (LAPEFE/UFSC). Florianópolis, SC, Brasil.

Fernanda Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica de Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos sobre Cuidado Integral das Pessoas Idosas (GESPI/UFSC). Florianópolis, SC, Brasil.

Publicado

2020-03-05

Como Citar

1.
Morais GX, Reis Girondi JB, Amante LN, Sebold LF, Vieira A de S, de Souza FR. Knowledge, perceptions and care needs of preoperative surgery for the realization of intestinal ostomy. ESTIMA [Internet]. 5º de março de 2020 [citado 30º de abril de 2025];17. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/721

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)