Órteses moldadas em Silicone para Prevençao de Calos e Ulceras Dorsais e Interdigitais

Authors

  • Suely Rodrigues Thuler Enfermeira Estomaterapeuta, sócia da Clinica Integrada Multiprofissional - Americana - SP, Coordenadora do Curso Técnico de Podologia da Tecsau- Americana e Piracicaba-SP.

Abstract

A assistência fragmentada ao portador de diabetes, de maneira geral, muito tem dificultado a prevenção e o diagnóstico precoce das complicações dessa doença. já é consenso que o trabalho em equipe, com profissionais especializados, complementares e que atuem em interdisciplinaridade é indispensável.Ao avaliar uma úlcera diabética, deve-se levar em consideração, além da localização, tamanho, profundidade, presença de tecidos inviáveis, tempo de duração, vascularização e infecção, também os aspectos espectos, como os pontos de pressão, anormalidades da marcha, rigidez articular, ulcerações e amputações pregressas, tipo de calçado, nutrição, imunossupressão, o controle da glicemia e a presença de outras complicações da doença'.As deformidades plantares, artelhos em garra, em martelo ou sobrepostos, as placas de hiperqueratose e as forças de cisalhamento são fatores predisponentes para a formação de calos e úlceras plantares, interdigitais e dorsais. Extremamente dolorosos, prejudicam a deambulação, além de serem fatores de alto risco em pés neuropáticos, com perda de sensibilidade dolorosa, podendo evoluir para osteomielite e amputação2,3,4,5 .O estudo minucioso dos pés, observando-os com e sem carga, a análise através da podoscopia, da impressão plantar em tela de Harris e da observação dos calçados, permite a elaboração de órtcses de apoio, de redistribuição de carga, de acomodação e de proteção3,5.Neste artigo será apresentado um relato de experiência de tratamento das lesões e prevenção de recidivas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-03-23

How to Cite

1.
Thuler SR. Órteses moldadas em Silicone para Prevençao de Calos e Ulceras Dorsais e Interdigitais. ESTIMA [Internet]. 2016 Mar. 23 [cited 2024 Mar. 29];2(3). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/7

Issue

Section

Article