Solução de Papaína e Colágeno: Uma Terapêutica com Resultados Positivos no Tratamento de Feridas Refratárias

Authors

  • Rosângela A Oliveira Enfermeira Encarregada da Unidade de Clínica Médica, Cirúrgica e Maternidade do Hospital Samaritano de São Paulo, graduada pela Univeradade de São Paulo, aperfeiçoada em Dermatologia pela UNIFESP, pós-graduanda em Estomaterapia pela Universidade de Taubaté.
  • Marlene dos Santos Enfermeira Assistencial da Unidade de Clínica Médica, Cirúrgica e Maternidade do Hospital Samaritano de São Paulo, graduada pela UNIPESP, pós-graduanda em Obstetrícia e Gerenciamento pela UNIFESP.
  • Eliseth Ribeiro Leão Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Pardo. Assessora de Pesquisa Científica do Hospital Samaritano de São Paulo.
  • Tatiana de Oliveira Enfermeira Assistencial da Unidade de Clínica Médica e Cirúrgica do Hospital Samaritano de São Paulo, graduada pela UNICID, pós-grada-anda em Geriatria pela UNIBAN.

Abstract

A capacidade de realizar uma avaliação acurada do paciente com ferida exige do enfermeiro, amplo conhecimento da fisiopatologia da ferida, das doenças de base associadas, do diagnóstico preciso da fase cicatricial e das características da ferida.Tais variáveis fornecem informações sobre o paciente e o estado da ferida, possibilitando monitorar o progresso cicatricial. Entretanto, para que o enfermeiro assegure uma seleção apropriada dos produtos disponíveis no mercado, ele deve conhecer a composição, mecanismo de ação, efeitos colaterais e contra indicações, dos recursos existentes para o tratamento da ferida.Graças aos avanços tecnológicos, da bioengenharia, biomolecular, entre outros, dispomos de inúmeros produtos e também de muitas opiniões conflitantes sobre a maneira de usá-los. Isso exige atualização contínua do enfermeiro, de forma que possa transformar ou adaptar suas práticas, com visão crítica dos produtos, no manejo do tratamento.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-03-23

How to Cite

1.
Oliveira RA, Santos M dos, Leão ER, Oliveira T de. Solução de Papaína e Colágeno: Uma Terapêutica com Resultados Positivos no Tratamento de Feridas Refratárias. ESTIMA [Internet]. 2016 Mar. 23 [cited 2024 Apr. 26];2(2). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/6

Issue

Section

Article

Most read articles by the same author(s)