Validation of content of guidelines for people with peripheral neuropathy due to diabetes
Keywords:
Diabetic foot, Diabetic neuropathies, Foot ulcer, Validation studies, Stomatherapy.Abstract
O uso de materiais educativos em saúde tem assumido um papel importante no processo de ensino-aprendizagem, principalmente nas intervenções em doenças crônicas como o diabetes, melhorando o conhecimento sobre os riscos e medidas de prevenção das complicações e facilitando a adesão do cliente ao tratamento. Estudo de abordagem metodológica quantitativa, com objetivo elaborar e validar o conteúdo de um instrumento educativo com ações de promoção de saúde para autocuidado de pessoas com neuropatia periférica por diabetes. Método: Foi realizado um levantamento bibliografico sobre o tema para elaboração do texto educativo e fotos originais. A validação foi realizada por um comitê de juizes quanto a clareza, pertinência e abrangencia e calculado o IVC (índice de validade de conteúdo). Resultados: O instrumento obteve um IVC de 0,89. Itens e subitens < 0,8 foram modificados ou excluídos e a aparência foi considerada boa. Conclusão: O instrumento educativo obteve concordância adequada entre os juízes e foi validado.
Descritores: Pé diabético. Neuropatias Diabéticas. Úlcera do Pé. Estudos de Validação