Resumo de Dissertação 1

Authors

  • Maria de Fátima Soares Enfermeira da SUVIS - Coordenadoria Regional de Saúde Leste. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP.
  • Margareth Angelo Enfermeira. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica (ENP) da escola de Enfermagem da USP. Orientadora.

Abstract

Impacto da Úlcera de Perna na Vida da Família: um Estudo de Caso


Introdução: A úlcera de perna representa demanda crescente nos serviços de saúde. Por tratar-se de uma doença crônica, recorrente e de difícil manejo, a úlcera de perna é um problema que vem desafiando profissionais, pacientes e famílias. A necessidade de entender melhor a problemática existente no cuidado oferecido pelo enfermeiro ao paciente com úlcera e sua família, motivou a pergunta do estudo, a qual buscou responder como a família influencia e é influenciada pela úlcera de perna. Objetivos: Conhecer as percepções e crenças do paciente e de sua família em relação à úlcera de perna, bem como compreender como essas crenças influenciam o enfrentamento da família na experiência. Métodologia: Trata-se de um estudo de caso em que as técnicas da história oral foram utilizadas para a coleta e análise dos dados. O estudo foi realizado com um casal idoso, o qual convive com a úlcera de perna da mulher, focando o impacto desse evento na história da família. Resultados: As narrativas do casal permitiram a construção da memória coletiva organizada em três temas distintos os quais se interrelacionam: Envelhecimento e doença, Jornada do tratamento, A ferida e o tempo. Os resultados permitiram compreender que a família influencia e é influenciada pela úlcera de perna e esta dinâmica determina um grande impacto na vida do casal que se encontra na fase tardia do ciclo de vida da família. O estudo identificou que as crenças do casal exercem grande influência sobre o impacto da doença em sua vida, além de determinar seu enfrentamento diante da situação. Este estudo, por considerar a família como categoria de análise, lança um novo olhar ao problema e acrescenta um conhecimento diferente no que se refere à relação entre a família e a ferida. Conclusões: Os resultados permitem uma reflexão acerca da importância do conhecimento profundo dos enfermeiros sobre as experiências dos pacientes e famílias que convivem com úlceras de perna. A valorização e o reconhecimento das forças da família no enfrentamento da doença e da mudança de comportamento do enfermeiro na prática clínica, a qual deve integrar um olhar além da ferida, considerando a interface entre a doença e o contexto familiar, são elementos capazes de estimular uma prática clínica centrada na família.Palavras-chave: Família. Úlcera de Perna. Ferida. Enfermagem. História Oral.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-12-01

How to Cite

1.
Soares M de F, Angelo M. Resumo de Dissertação 1. ESTIMA [Internet]. 2012 Dec. 1 [cited 2024 Mar. 29];10(4). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/319

Issue

Section

Article