Resumo 3

Authors

  • Sandra Joseane F. Garcia Enfermeira, especialista nas áreas Metodologia de ensino de Enfermagem, Terapia Intensiva. Mestre em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Fernando Sérgio de Lima Cantanhede
  • Aline Pereira
  • Eduardo Antonio Ferreira
  • Luciana Valgas
  • Rozangela Curi P. M. Cesar Maguerti Valdelucia Grinevicius

Abstract

Avaliação do Efeito Cicatrizante do Hidrogel de Quitosana a 2% no Tratamento de Lesões Cutâneas em Camundongos


As feridas crônicas apresentam elevada incidência 1 a 2% na população acima de cinqüenta anos. Este problema de saúde pública, exige manejo clínico adequado devido ao aparecimento de neoplasias associadas à inflamação crônica. Neste sentido, a pesquisa por fármacos com propriedades cicatrizantes tem sido intensa. A quitosana(CQ)(1- 4)-2-amino-2-desoxi-D-glicopiranose) é um biopolímero com propriedades químicas e biológicas úteis para atuarem diretamente no processo cicatricial. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos cicatrizante e antioxidante do hidrogel de quitosana a 2% no tratamento de lesões cutâneas. Para tanto, foram utilizados camundongos isogênicos Balb/c (peso 20 ± 2g, n = 6), submetidos à excisão tecidual, e tratamento durante 3, 6, 9, 12 e 15 dias,divididos em grupo controle negativo (CN), que receberam topicamente água destilada, grupo controle positivo (CP), que receberam topicamente solução de alantoína (50 mg/kg/dia) e grupo(CQ), tratado com hidrogel de quitosana a 2% (20 mg/ kg /dia). O potencial cicatrizante foi avaliado de acordo com parâmetros morfométricos, bioquímicos, histológicos e imuno-histoquímicos. Os resultados foram estatisticamente significativos quando comparados com os grupos controle negativo e controle positivo. O hidrogel de quitosana a 2% acelerou a cicatrização das lesões, promovendo-as no décimo segundo dia. O grupo CQ promoveu aumento estatisticamente significativo do conteúdo de hidroxiprolina (37,4%), bem como, a diminuição do dano oxidativo às proteínas teciduais (98,9%) e de lipídeos (50,0%). Os níveis da enzima superóxido dismutase mantiveram-se diminuidos (50,0%) provavelmente pela pouca formação de radicais ânion superóxido. Como consequência, possivelmente, a geração de peróxido de hidrogênio esteve controlada e a atividade da catalase (79,1%) e glutationa peroxidase (76,1%) foram diminuidos. O conteúdo de GSH foi reduzido a níveis basais, sendo que a partir do nono dia de tratamento, observou-se uma redução de 97,1%. Os achados histológicos confirmaram a deposição e substituição do colágeno imaturo por colágeno maduro, a qual foi mais acelerada durante a fase proliferativa e, no caso da revelação imunohistoquimica do anticorpo monoclonal alfa-actina muscular lisa, foi possível visualizar a neovascularização e a presença de miofibroblastos mais proeminente na fase de remodelação tecidual, principalmente após tratamento farmacológico com hidrogel de quitosana.Diante dos resultados obtidos, é possível inferir que o hidrogel de quitosana a 2% tem atividade cicatrizante, uma vez que acelerou a proliferação celular e a angiogênese. Este efeito poderia parcialmente ser atribuído à ação antioxidante do hidrogel que diminuiu a geração de espécies reativas de oxigênio modulando a resposta inflamatória e, consequentemente, o tempo de cicatrização.Descritores: Pele. Quitosana. Cicatrização. Antioxidante. Espécies reativas de oxigênio.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-12-01

How to Cite

1.
Garcia SJF, Cantanhede FS de L, Pereira A, Ferreira EA, Valgas L, Grinevicius RCPMCMV. Resumo 3. ESTIMA [Internet]. 2011 Dec. 1 [cited 2024 Apr. 23];9(4). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/305

Issue

Section

Article