Validation of content of guidelines for people with peripheral neuropathy due to diabetes

Uiara Aline de Oliveira Kaizer, Vanessa Soares de Araujo, Sonia Regina Perez Evangelista Dantas


O uso de materiais educativos em saúde tem assumido um papel importante no processo de ensino-aprendizagem, principalmente nas intervenções em doenças crônicas como o diabetes, melhorando o conhecimento sobre os riscos e medidas de prevenção das complicações e facilitando a adesão do cliente ao tratamento. Estudo de abordagem metodológica quantitativa, com objetivo elaborar e validar o conteúdo de um instrumento educativo com ações de promoção de saúde para autocuidado de pessoas com neuropatia periférica por diabetes. Método: Foi realizado um levantamento bibliografico sobre o tema para elaboração do texto educativo e fotos originais.  A validação foi realizada por um comitê de juizes quanto a clareza, pertinência e abrangencia e calculado o IVC (índice de validade de conteúdo).   Resultados: O instrumento obteve um IVC de 0,89. Itens e subitens < 0,8 foram modificados ou excluídos e a aparência foi considerada boa. Conclusão: O instrumento educativo obteve concordância adequada entre os juízes e foi validado.

Descritores: Pé diabético. Neuropatias Diabéticas. Úlcera do Pé. Estudos de Validação


Keywords


Diabetic foot; Diabetic neuropathies; Foot ulcer; Validation studies; Stomatherapy.

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