O cuidado de enfermagem em Estomaterapia e o uso das tecnologias

Authors

  • Shino Shoji Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Vanessa Cristina Maurício Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) do Ministério da Saúde – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Carolina Cabral Pereira da Costa Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Fabiano Teixeira Alves DOMINUS CARE serviços em saúde – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201700030008

Keywords:

Cuidados de enfermagem. Tecnologia biomédica. Estomaterapia.

Abstract

O objetivo deste estudo é discutir a aplicabilidade das tecnologias do cuidado em saúde e enfermagem no contexto da assistência em Estomaterapia. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, de janeiro a março de 2015, que selecionou dez publicações, das quais três abordam as tecnologias na assistência em estomaterapia e as demais (sete) aludem às tecnologias do cuidado em saúde e enfermagem de forma ampla, não se evidenciando um foco de aplicação. Essas publicações definem conceitos e explicitam os tipos de tecnologias mais utilizados. Assim, a discussão em torno das tecnologias de cuidado se faz relevante, pois a assistência em Estomaterapia está estreitamente vinculada à adequada utilização dessas tecnologias. Considera-se que o sucesso do cuidado em Estomaterapia advém da aplicação harmônica das formas de tecnologias do cuidado, as quais se mostram essenciais para a plena recuperação da clientela.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Shino Shoji, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Endereço para correspondência: Shino Shoji – Boulevard 28 de setembro, 157 – Vila Isabel – CEP: 20551-030 – Rio de Janeiro (RJ), Brasi

Published

2017-11-07

How to Cite

1.
Shoji S, Valéria Dantas de Oliveira Souza N, Cristina Maurício V, Cabral Pereira da Costa C, Teixeira Alves F. O cuidado de enfermagem em Estomaterapia e o uso das tecnologias. ESTIMA [Internet]. 2017 Nov. 7 [cited 2024 Mar. 28];15(3). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/547

Issue

Section

Review article

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.