Uso de Ácidos Graxos Essenciais em Dermatite Irritativa Fraldas

Authors

  • Karin Emilia Rogenski Enfermeira da Clínica Pediátrica do Hospital Universitario da Universidade de São Paulo. Mestranda em Adiministração de Serviços de Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da USP.
  • Nanci Cristino Santos Chefe de Enfermagem da Clinica Pediátrica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Mestrada em Administração de Serviços de Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da USP.

Abstract

A pele ou cútis é um manto e revestimento do organismo indispensável à vida e tem como principal função proteger os órgãos do meio externo, atuando como uma barreira natural contra danos mecânicos, químicos e biológicos, além de desempenhar papel fundamental na desidratação e no controle da temperatura corpórea1. No lactente, a epiderme é delgada, menos cornificada e com menos coesão intercelular. A hipoderme é mais fina com anexos cutâneos imaturos e circulares periférica menor que a central, portanto, mais susceptível às lesões.A dermatite ou eritema da fralda, popularmente chamada de assadura, é causada pelo contato repetitivo e prolongado com agentes irritantes principalmente a urina, fezes, sabões, detergentes e frecção2.A dermatite na área da fralda encontra-se entre os mais comuns distúrbios cutâneo desenvolvidos em crianças nos dois primeiros anos de vida3, atingindo de 35 a 50% das crianças e com pico de incidências entre 7 e 12 meses de idade, podendo ocorrer também em adultos4,5,6. A intensidade das alterações cutâneas da dermatite da fralda varia de leve a grave, envolvendo principalmente as áreas em que as superfícies estão em contato, como glúteos, escroto, coxa e hipogastro.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-03-23

How to Cite

1.
Rogenski KE, Santos NC. Uso de Ácidos Graxos Essenciais em Dermatite Irritativa Fraldas. ESTIMA [Internet]. 2016 Mar. 23 [cited 2024 Apr. 23];2(1). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/5

Issue

Section

Article