Aspectos Emocionais do Indivíduo no Enfrentamento da Condição de Estomizado

Authors

  • Rômulo Mágnus de Castro Sena Doutorando em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professor do Curso de Enfermagem na Universidade do Rio Grande do Norte (UERN) – Pau dos Ferros (RN), Brasil. Endereço para correspondência: Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, Departamento de Enfermagem, BR 405, KM 3, Arizona – CEP: 599000-000 – Pau dos Ferros (RN), Brasil – E-mail: biomagnus@hotmail.com
  • Ellany Gurgel Cosme do Nascimento Doutora em Ciências de Saúde pela UFRN; Professora do Curso de Enfermagem da UERN – Pau dos Ferros (RN), Brasil.
  • Welyton Paraíba da Silva Sousa Doutorando em Psicologia pela (UFRN) – Natal (RN), Brasil.
  • Maria Aurelina Machado de Oliveira Doutoranda em Psicologia na UFRN; Professora-Assistente I na Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Teresina (PI), Brasil.
  • Eulália Maria Chaves Maia Professora Titular do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e Ciências da Saúde da UFRN – Natal (RN), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201700010007

Keywords:

Estomia. Emoções. Revisão.

Abstract

Objetivo: Evidenciar como a literatura especializada e atualizada na área da saúde aborda os aspectos emocionais vivenciados pelo indivíduo em seu processo de enfrentamento da condição de estomizado. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A questão de pesquisa foi: quais os impactos emocionais gerados pela presença de uma estomia na vida do sujeito? A busca bibliográfica foi realizada nos portais Scopus e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), em que foram consultadas as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Foram utilizados os descritores “estomia” e “emoções”, de janeiro de 2010 a dezembro de 2014. Resultados: O levantamento nas bases de dados resultou em seis artigos selecionados. A discussão seguiu estruturada de acordo com os núcleos de sentido presentes na sequência de apresentação dos objetivos, dos resultados e das conclusões; enfatizando os aspectos do enfrentamento de maior representatividade e fundamentada nos próprios textos. Conclusões: O processo de enfrentamento da estomização é um evento complexo na vida do sujeito, uma vez que é vivenciado de diferentes formas conforme o período de adaptação em que a pessoa se encontra. Portanto, as preocupações no pós-cirúrgico são diferentes daquelas relacionadas à alta e ao autocuidado no domicílio, bem como daquelas a longo prazo.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2017-01-13

How to Cite

1.
Sena RM de C, do Nascimento EGC, Sousa WP da S, de Oliveira MAM, Maia EMC. Aspectos Emocionais do Indivíduo no Enfrentamento da Condição de Estomizado. ESTIMA [Internet]. 2017 Jan. 13 [cited 2024 Mar. 28];15(1). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/450

Issue

Section

Review article

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.