Impacto do Tratamento Urológico na Qualidade de Vida de Crianças com Mielomeningocele e na Sobrecarga de seus Cuidadores

Authors

  • Rodolfo Silva Kós Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas (SP), Brasil.
  • Cássio Luíz Zanettini Riccetto Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas (SP), Brasil.
  • Carlos Arturo Levi D’ancona Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201600020006

Abstract

Objetivo: Avaliar o impacto dos tratamentos urológicos conservadores de cateterismo intermitente limpo (CIL) e do uso contínuo de fraldas na qualidade de vida (QV) de crianças com mielomeningocele (MMC) e na sobrecarga de seus cuidadores. Metodologia: Estudo do tipo transversal no qual foram coletados dados para caracterização da amostra, teste do absorvente (TA), diário miccional (DM), questionário Burden Interview para avaliação da sobrecarga do cuidador e questionários Qualiveen e AUQUEI para avaliação da QV da criança. Resultados: 24 crianças com cuidadores divididos em 2 grupos de acordo com o tratamento urológico atual, no qual o Grupo 1 (GCIL) realizava CIL (n=7) e o Grupo 2 (GFraldas) utilizava fraldas (n=17). Os resultados obtidos demonstraram que não houve diferença significativa com relação à QV da criança quando comparadas entre os grupos de tratamentos urológicos diferentes; entretanto, os cuidadores do grupo que realizava o CIL apresentaram maior sobrecarga global (p=0,01). Conclusão: Não há impacto dos tratamentos urológicos conservadores de CIL e do uso contínuo de fraldas na QV de crianças com MMC, porém o cuidador que realiza CIL é mais sobrecarregado pelas exigências derivadas de sua prática, quando comparado a cuidadores sob uso contínuo de fraldas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Rodolfo Silva Kós, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas (SP), Brasil.

Endereço para correspondência: Casa da Criança Paralítica de Campinas – Rua Pedro Domingos Vitalli, 160 – Parque Itália – CEP: 13036-180 – Campinas (SP),
Brasil.

Published

2016-06-28

How to Cite

1.
Kós RS, Riccetto CLZ, D’ancona CAL. Impacto do Tratamento Urológico na Qualidade de Vida de Crianças com Mielomeningocele e na Sobrecarga de seus Cuidadores. ESTIMA [Internet]. 2016 Jun. 28 [cited 2024 Mar. 29];14(2). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/381

Issue

Section

Original article