A Experiência de Autocuidado de Mulheres que Convivem com Úlcera Venosa Crônica

Authors

  • Marcelo Henrique da Silva Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
  • Maria Cristina Pinto de Jesus Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora (MG), Brasil.
  • Miriam Aparecida Barbosa Merighi Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora (MG), Brasil.
  • Deíse Moura de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201600020003

Abstract

A úlcera venosa é mais prevalente em mulheres, sobretudo as idosas, sendo que a cronicidade e o caráter recorrente desse tipo de lesão podem trazer implicações para o autocuidado. Neste estudo, fundamentado na fenomenologia social de Alfred Schütz, objetivou-se compreender a experiência de autocuidado de mulheres que convivem com úlcera venosa crônica. Participaram sete mulheres, cujos depoimentos foram obtidos em 2012. Os resultados desvelaram que o autocuidado da mulher acometida pela úlcera venosa crônica inclui dificuldades relacionadas à própria higienização, vestimentas e calçados, repouso e adesão ao tratamento tópico e compressivo da úlcera venosa crônica, além do controle da dor. Ainda que não realizem plenamente o autocuidado orientado pelo profissional, as participantes têm a expectativa de conseguir a cicatrização, ter saúde e retomar suas atividades cotidianas afetadas pela ferida. Conclui-se que o maior desafio posto está em fazer com que as orientações profissionais para o manejo da úlcera venosa crônica se desdobrem em autocuidado efetivo. Tal ação está atrelada ao modo como o profissional percebe a realidade de cada mulher e se propõe a intervir, compartilhando, ajudando-a a transcender suas dificuldades em relação à doença e a encontrar caminhos que a empoderem no cuidado de si mesma.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Marcelo Henrique da Silva, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) – São Paulo (SP), Brasil.

Endereço para correspondência: Rua Chanceler Oswaldo Aranha, 150/304 – São Mateus – CEP: 36025-007 – Juiz de Fora (MG), Brasil.

Miriam Aparecida Barbosa Merighi, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora (MG), Brasil.

Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa (MG), Brasil.

Published

2016-06-28

How to Cite

1.
da Silva MH, de Jesus MCP, Merighi MAB, de Oliveira DM. A Experiência de Autocuidado de Mulheres que Convivem com Úlcera Venosa Crônica. ESTIMA [Internet]. 2016 Jun. 28 [cited 2024 Mar. 29];14(2). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/378

Issue

Section

Original article

Most read articles by the same author(s)