Resumo

Authors

  • Ana Maria Lourenço Ferrari Gontijo Psicóloga. Docente do Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté.
  • Maria Angela Boccara de Paula Enfermeira estomaterapeuta. TiSobest. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Políticas, Formação e Práticas Sociais, Coordenadora do curso de especialização em estomaterapia da Universidade de Taubaté.

Abstract

Humanização da Assistência à Saúde: Significados e Práticas para Enfermeiros do Contexto Hospitalar


O estudo teve como objetivo identificar os significados e as práticas da humanização da assistência à saúde para enfermeiros no contexto hospitalar. Estudo descritivo, qualitativo a luz da Teoria da Representação Social. Participaram oito enfermeiros de um hospital geral na cidade de Taubaté. Os dados obtidos foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada, com base nas perguntas norteadoras: O que é a humanização da assistência para você hoje? Como você reconhece no seu trabalho a prática da humanização? Exemplifique. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo e deram origem as Unidades Temáticas: O Significado da Humanização, A interdisciplinaridade na prática da humanização, Tecnologia na Prática do Enfermeiro, A subjetividade na prática do profissional enfermeiro, As práticas da Humanização realizadas por enfermeiros, Políticas Públicas e Humanização e sub-tema: cartilha do SUS, Condições de trabalho e Humanização, as quais foram discutidas com base na Teoria da Representação Social e literatura pertinente ao assunto. Os significados e as práticas da humanização da assistência à saúde para enfermeiros estão manifestadas na prática diária do profissional. Envolve aspectos relacionados aos conhecimentos adquiridos na sua formação, no contato diário com o paciente, e nas representações que estabelecem com os papéis desenvolvidos no contexto hospitalar.Descritores: Humanização da Assistência. Saúde. Representações Sociais. Enfermeiros. Contexto Hospitalar.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-03-01

How to Cite

1.
Gontijo AMLF, Paula MAB de. Resumo. ESTIMA [Internet]. 2012 Mar. 1 [cited 2024 Mar. 29];10(1). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/309

Issue

Section

Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>