Atualização

Authors

  • Revista Estima

Abstract

Rev Estima - vol 10 (1) 2012 p. 42 - 43(Instrumento STAR - adaptado e validado para o Brasil)

 

Sistema de Classificação STAR – Lesão por Ficção*(STAR Skin Tear Classification System)**

 

 

Diretrizes do Sistema de Classificação STAR - Lesão por Fricção
  1. Controlar o sangramento e limpar a ferida de acordo com o protocolo institucional.
  2. Realinhar (se possível) qualquer segmento de pele ou retalho.
  3. Avaliar o grau de perda tissular e a cor da pele ou do retalho utilizando o Sistema de Classificação STAR - Lesões por Fricção.
  4. Avaliar as condições da pele adjacente à ferida quanto a fragilidade, edema, decoloração e arroxeamento (aspecto de equimose).
  5. Avaliar a pessoa, a(s) ferida(s) e a cicatrização de acordo com o protocolo institucional.
  6. Se a pele ou retalho estiver pálido, opaco ou escurecido, reavaliar em 24-48 horas ou na primeira troca de curativo.

 

 

Sistema de Classificação STAR – Lesão por Ficção

 

 

CATEGORIA 1a: Lesão por fricção cujo retalho de pele pode ser realinhado à posição anatômica normal (sem tensão excessiva) e a coloração da pele ou do retalho não se apresenta pálida, opaca ou escurecida.

 

CATEGORIA 1b: Lesão por fricção cujo retalho de pele pode ser realinhado à posição anatômica normal (sem tensão excessiva) e a coloração da pele ou do retalho apresenta-se pálida, opaca ou escurecida.

 

CATEGORIA 2a: Lesão por fricção cujo retalho de pele não pode ser realinhado à posição anatômica normal (sem tensão excessiva) e a coloração da pele ou do retalho não se apresenta pálida, opaco ou escurecida.

 

CATEGORIA 2b: Lesão por fricção cujo retalho de pele não pode ser realinhado à posição anatômica normal (sem tensão excessiva) e a coloração da pele ou do retalho apresenta-se pálida, opaca ou escurecida.

 

CATEGORIA 3: Lesão por fricção cujo retalho de pele está completamente ausente.

 

 

Sistema de Classificação STAR – Lesão por Fricção

 

GLOSSÁRIO

 

LESÃO POR FRIÇÃO: "ferida traumática que ocorre principalmente nas extremidades de idosos, resultante de uma fricção ou de uma combinação de fricção e cisalhamento, levando à separação da epiderme da derme (ferida de espessura parcial) ou separando totalmente a epiderme e a derme das estruturas subjacentes (ferida de espessura total)".Pele ou retalho de pele pálido, opaco ou escurecido: Quando comparada a pele “normal” do indivíduo ao redor da ferida pode indicar isquemia ou presença de hematoma, o que pode afetar a viabilidade da pele ou retalho.Isquemia: Perfusão tissular inadequada evidenciada pela palidez, opacidade ou escurecimento do tecido.Hematoma: Coleção de sangue ou coágulos sob um retalho ou pele realinhada.Realinhar: Recolocar a pele ou retalho na sua posição anatômica normal sem tensão excessiva.Lesão por fricção linear: Fissura ou rompimento da pele em linha reta.Retalho de pele: Segmento de pele ou de pele e tecido subjacente separado das demais estruturas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-03-01

How to Cite

1.
Estima R. Atualização. ESTIMA [Internet]. 2012 Mar. 1 [cited 2024 Mar. 28];10(1). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/308

Issue

Section

Article