Resumo de Dissertação

Authors

  • Kelly Strazzierei Pulido Enfermeira estomaterapeuta do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo “Octavio Frias de Oliveira”. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (PROESA).
  • Vera Lucia Conceição de Gouveia Santos Enfermeira estomaterapeuta (TiSOBEST). Professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Orientadora.

Abstract

Adaptação Cultural e Validação do Instrumento “Star Skin Tear Classification System”, para a Língua Portuguesa no Brasil


O objetivo do estudo foi realizar a adaptação cultural do STAR Skin Tear Classification System, para a língua portuguesa no Brasil e testar a validade de conteúdo e a confiabilidade inter-observadores da versão adaptada. O estudo é do tipo metodológico,com abordagem quantitativa. A adaptação cultural foi desenvolvida em três fases: tradução, avaliação por comitê de juízes e retrotradução. Foram testadas duas propriedades de medida: validade de conteúdo e confiabilidade interobservadores. Para as análises estatísticas foi utilizado o índice kappa ponderado. A versão adaptada para o português obteve um nível regular de concordância (kw = 0,286), embora estatisticamente significativo (p<0,001), quando de sua aplicação por enfermeiros em fotografias de lesão por fricção. Na aplicação na prática clínica, a versão adaptada em português obteve um nível moderado e estatisticamente significativo de concordância (kw = 0,596; p<0,001). O estudo sobre o processo de adaptação cultural e validação das propriedades de medida do STAR Skin Tear Classification System possibilitou atestar a validade de conteúdo e a confiabilidade inter-observadores da versão adaptada para uso na língua portuguesa do Brasil.Descritores: Ferimentos e lesões; Envelhecimento da pele; Enfermagem. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-12-01

How to Cite

1.
Pulido KS, Santos VLC de G. Resumo de Dissertação. ESTIMA [Internet]. 2010 Dec. 1 [cited 2024 Apr. 20];8(4). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/285

Issue

Section

Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 > >>