Serviço de Estomaterapia na Perspectiva dos Gerentes de Enfermagem em Hospital Público de Referência

Authors

  • Anne Kayline Soares Teixeira Enfermeira Estomaterapeuta do Hospital Geral Doutor Waldemar Alcântara. Membro da Comissão de Segurança do Paciente (COSEP) – Fortaleza (CE), Brasil.
  • Luciana Catunda Gomes de Menezes Enfermeira Estomaterapeuta Titulada pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) – Fortaleza (CE)
  • Roberta Meneses Oliveira Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza (CE), Brasil.

Abstract

Objetivou-se descrever a percepção dos gerentes de enfermagem das unidades de internação, no tocante ao atendimento do serviço de estomaterapia em um hospital público. Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 11 enfermeiras em cargo de gerência de unidade. Para coletar os dados, utilizou-se um questionário de entrevista semiestruturada. Para análise dos depoimentos, adotou-se a técnica da análise de conteúdo. Emergiram desta análise duas categorias temáticas. Na primeira, abordaram-se as competências das enfermeiras do serviço de estomaterapia, com relatos sobre visitação e elaboração de pareceres, prevenção, tratamento de feridas e educação permanente no serviço. Na segunda categoria, os depoimentos das entrevistadas permitiram uma apreciação crítica do serviço de estomaterapia, em que foram discutidos aspectos críticos relacionados à capacitação e aos treinamentos necessários/insufi cientes, às estruturas física e humana, ao material inapropriado e à frequência restrita de visitas às unidades. Apesar das difi culdades relatadas, as gerentes demonstraram satisfação com a atuação do serviço de Estomaterapia, principalmente no que diz respeito à comunicação e ao relacionamento interpessoal entre unidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2016-04-07

How to Cite

1.
Teixeira AKS, Menezes LCG de, Oliveira RM. Serviço de Estomaterapia na Perspectiva dos Gerentes de Enfermagem em Hospital Público de Referência. ESTIMA [Internet]. 2016 Apr. 7 [cited 2024 Apr. 19];14(1). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/114

Issue

Section

Article

Most read articles by the same author(s)