Implementação e avaliação de um vídeo educativo para famílias e pessoas com colostomia
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201700040002Keywords:
Estomaterapia. Colostomia. Família. Educação em Saúde. Tecnologia. Enfermagem.Abstract
Objetivou-se implementar e avaliar as repercussões de uma intervenção de enfermagem realizada por meio de um vídeo educativo para famílias de pessoas portadoras de colostomia por câncer. Trata-se de um estudo descritivo e de abordagem qualitativa. O cenário foi composto por dois hospitais do interior do Rio Grande do Sul. Participaram 10 famílias, totalizando 24 participantes. A coleta dos dados ocorreu entre maio a agosto de 2015 e os resultados foram submetidos a análise temática. Como resultados organizou-se três categorias: Colostomia: conhecimento prévio a intervenção; “Aprendi com o vídeo”: repercussões após intervenção de enfermagem; “O vídeo é válido sim!”: percepções das famílias em relação ao vídeo educativo. Conclui-se que a intervenção de enfermagem por meio do vídeo educativo repercutiu positivamente nas famílias das pessoas com colostomia por câncer colorretal. O vídeo tem potencial para ajudar em relação a aprendizagem dos cuidados com a colostomia, aos aspectos emocionais e também na comunicação entre os familiares, o mesmo ainda foi percebido como esclarecedor pelas pessoas que o assistiram.
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