Conhecimento do Enfermeiro da Atenção Primária à Saúde Sobre os Cuidados com o Pé Diabético

Authors

  • Luciana Catunda Gomes de Menezes Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza (CE), Brasil.
  • Maria Vilani Cavalcante Guedes Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza (CE), Brasil.
  • Nádya dos Santos Moura Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza (CE), Brasil.
  • Denizielle de Jesus Moreira Moura Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza (CE), Brasil. Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – Fortaleza (CE), Brasil.
  • Luara Abreu Vieira Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza (CE), Brasil.
  • Ariane Alves Barros Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza (CE), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1806-3144201700020006

Keywords:

Estomaterapia, Enfermagem. Cuidados de enfermagem, Diabetes mellitus, Pé diabético

Abstract

O pé em risco é uma das complicações microvasculares graves e mutilantes da pessoa com diabetes e seu principal tratamento é a detecção precoce. Mediante conhecimento das causas do pé diabético, pacientes de alto risco poderão ser identifi cados precocemente, evitando amputações. Objetivou-se descrever o conhecimento do enfermeiro da Atenção Primária à Saúde sobre os cuidados prestados aos diabéticos com pé em risco, durante consulta de enfermagem. Estudo descritivo com dez enfermeiras de Unidades de Atenção Primária à Saúde de Fortaleza, Ceará, com dados coletados em entrevista semiestruturada e observação da consulta de enfermagem, realizadas em setembro e outubro de 2013. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, sob no 201.279. Dos discursos emergiram as temáticas: conhecimento do enfermeiro sobre os cuidados com o pé diabético em risco e fatores infl uenciadores no atendimento do enfermeiro. Os enfermeiros sabem da importância dos cuidados educativos, porém, desconhecem a importância da avaliação clínica. Falta de conhecimentos sobre avaliação clínica requer educação permanente, recursos materiais, equipamentos e estrutura física como fatores infl uenciadores dessa assistência. Conclui-se que, para cuidar desses pacientes, os enfermeiros devem ter seus conhecimentos atualizados e específi cos e condições materiais para minimizar o surgimento de complicações advindas da ausência desses cuidados.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Luciana Catunda Gomes de Menezes, Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza (CE), Brasil.

Endereço para correspondência: Rua Valdetário Mota, 1514, apartamento 701 – Papicu – CEP: 60175-740 – Fortaleza (CE), Brasil

Published

2017-05-04

How to Cite

1.
Catunda Gomes de Menezes L, Vilani Cavalcante Guedes M, dos Santos Moura N, de Jesus Moreira Moura D, Abreu Vieira L, Alves Barros A. Conhecimento do Enfermeiro da Atenção Primária à Saúde Sobre os Cuidados com o Pé Diabético. ESTIMA [Internet]. 2017 May 4 [cited 2024 Apr. 24];15(2). Available from: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/485

Issue

Section

Original article

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.